segunda-feira, 10 de maio de 2010

A importância do banho de sol para cães e gatos


Banho de sol tem a finalidade principal de estimular uma vitamina, existente na pele, através dos raios ultravioleta, transformando-a em vitamina D. Essa vitamina participa no aproveitamento do fósforo e cálcio, possibilitando adequado crescimento dos ossos, prevenindo uma doença chamada raquitismo. O raquitismo é uma doença que causa deformidades ósseas. O banho de sol deve ser dado sempre que possível em seu bichano. O melhor horário para o banho de sol no horário da manhã até as dez horas ou à tarde após as quinze horas A progressão e duração dessa exposição deverá ser de acordo com a reação da pele, medida pelo rubor de cada dia. Embora seja indicada a exposição por trinta minutos diários, se isso não for possível, mesmo períodos menores ajudam a assegurar as necessidades mínimas de vitamina D.
Para animais de pouco pelo ou pele clara, é necessário colocar protetor solar. Existem alguns produtos já específicos para animais.
Indicado para regiões como focinho, orelhas, abdómen e bolsa escrotal, além de animais de pele clara ou despigmentada e com pouco pelo, o Protetor Solar contem formulação especial em forma de loção, o que facilita a aplicação e acelera a absorção do produto.

Nenhum comentário: