quinta-feira, 29 de julho de 2010

Qual o maior cão do mundo?


Essa foto é do Gibson, ele é um cão da raça dogue alemão que atualmente detem o recorde de maior cão do mundo segundo o Guinness book.

Ele mede 107cm na altura da cernelha.


Dog Alemão: Chamado de “Apolo dos cães” por seu porte majestoso, sua musculatura desenvolvida e sua elegância. Esta raça descendente dos Alanos medievais, principalmente do alano gentil usado na caça de grandes animais como o javali e o urso. Também pode ser chamada de dinamarquês e seu nome em inglês é “great dane” ou grande dinamarquês, mas sua origem mais provável é a Alemanha. O primeiro padrão da raça data de 1890 e foi escrito na Alemanha.


É um cão tranquilo e muito equilibrado. Seu temperamento é manso e paciente com crianças mas seu grande tamanho, aliado à sua grande força e à sua lealdade a sua família, bem como ao seu instinto territorial fizeram dele um bom cão de guarda que late pouco. Além disso é um cão desconfiado com estranhos. Embora seja manso com crianças, seu relacionamento com crianças muito pequenas deve ser supervisionado pois, como é um cachorro gigante pode derrubar ou empurrar crianças pequenas com facilidade, mesmo sem querer. Embora seja um bom guarda e uma companhia tranqüila o dogue alemão não é uma das melhores raças para quem quer um cão muito obediente, essa raça embora seja inteligente não está entre as que respondem melhor aos treinamentos (48º colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren ) mas também podem ser bem treinados e educados desde que o dono seja paciente.


Como é uma raça de crescimento rápido alguns cuidados precisam ser tomados para que o filhote se desenvolva corretamente. Deve-se certificar que a alimentação que o filhote recebe é correta e que tem a quantidade de cálcio necessária para o bom desenvolvimento dos seus ossos. Pisos escorregadios devem ser evitados para não ocasionar problemas de articulações e de postura, além disso exercícios que causem impacto como agility não devem ser praticados antes do final da fase de crescimento.


Existem expemplos de cães desta raça vivendo em apartamentos (com passeios diários), mas eles vivem melhor se tiverem espaço para se exercitar. Além disso seu tamanho faz com que possam derrubar vasos e quebrar coisas simplesmente abanando a cauda dentro de casa.


Esta raça pode sofrer problemas de torção gástrica e displasia, problemas genéticos que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Nenhum comentário: