terça-feira, 5 de outubro de 2010

Morfologia do Cão - Parte II







Hoje vou falar um pouquinho sobre os três tipos de cães exis






tentes. O estudo externo da espécie canina permite distinguir três grandes tipos morfológicosnos quais se distribuem para todas as raças.






Mesolíneo - Esse é o primeiro tipo. Caracteriza-se por um stop marcado, linhas de testa e de focinho iguais e paralelas, formas gerais equilibradas. Esse tipo representa a maior parte dos cães de caça, como: spanel, seter, beagle,etc... e também um grande número de cães de pastoreio, como: border collie, pastor de beauce, pastor de brie e outros.









Brevilíneo - Segundo tipo de cão. Caracteriza-se por um stop mais marcado, uma linha de focinho mais curta que a linha de testa, o perfil côncavo e formas gerais compactas e maciças. Esse tipo compreende muitas raças de cães grandes do tipo molosso (bulmastife, mastim napolitano, etc), mas também um grande número de pequenas raças de companmhia, como: pequinês, arlin, buldogue francês e outros.






Longilíneo - Terceiro e último tipo de cão. Distingue-se por um stop apagado, uma linha de focinho muito longa, perfil convexo e formas gerais alongadas com patas compridas. Esse tipo compreende todos os lébreis e alguns collies e terrieis.

Nenhum comentário: