domingo, 20 de março de 2011

Verdades e mentiras sobre o cio de cadelas


O primeiro cio ocorre aos seis meses de vida
Mentira
O primeiro cio de uma cadela pode ser mais demorado. Isso vai depender de uma série de fatores, como: raça, pois as cadelas de raças menores costumam a ficar no cio mais depressa do que as de raças grandes, que demoram um pouco mais para amadurecer devido ao tempo do crescimento ser mais longo. Portanto, o tempo de vida das cadelas para entrar no cio pela primeira vez poderá ser de seis a quatorze meses.


Cadelas de raças menores ficam no cio mais cedo que cadelas de raças maiores
Verdade
Conforme já mencionado no item anterior. As cadelas de raças menores possuem um desenvolvimento precoce do organismo, por isso ficam aptas ao primeiro cio antes das cadelas de raças grandes, que possuem um retardamento do desenvolvimento devido ao tempo de crescimento.

Após o primeiro cio o período será sempre de seis em seis meses
Mentira
Os períodos não necessariamente serão de seis em seis meses. Pode variar de acordo com a raça, saúde do animal, ingestão de hormônios, clima e presença de outros animais.

Tempo de duração do cio é de quinze dias
Mentira
O tempo de duração do cio de uma cadela varia entre quinze a vinte dias. Dependendo da raça, saúde e condições proporcionadas para a cadela ao longo da vida.

O período fértil para acasalamento é o 11° dia
Mentira
O período fértil para o acasalamento será quando a cadela estiver mais calma na presença do macho e não estiver mais sangrando, que será o período de ovulação.

No terceiro cio é quando a cadela estará pronta para o acasalamento
Verdade
A partir do terceiro cio é quando a cadela estará totalmente desenvolvida para receber a maternidade. Também é quando elas atingem a maturidade emocional necessária para os cuidados com os filhotes.

O macho ideal para o primeiro acasalamento deve ser experiente
Verdade
Principalmente na primeira vez da cadela é necessário que o macho já tenha alguma experiência anterior em acasalamentos, pois a fêmea ficará mais segura.

Devo procurar o macho mais forte para uma ninhada perfeita
Mentira
Em todos os acasalamentos o macho ideal deve ser sempre menor que a fêmea. Para facilitar o nascimento dos filhotes.

Macho não tem cio
Verdade
Os cães machos estarão prontos para o acasalamento a partir de um ano de idade. Sempre estarão dispostos ao acasalamento quando sentirem a presença próxima de alguma cadela no cio.


O território do macho é o local ideal para o acasalamento

Verdade
Para um melhor resultado no acasalamento, é indicado que a fêmea visite o macho durante uns quatro a cinco dias para a copulação. Quando o macho está no seu ambiente, ele se sente mais seguro e dominante.




Nenhum comentário: